Sejam bem vindos ao nosso blog sobre a doença de batten

Esse blog foi criado por Sueli Fernandes mãe de um Anjo portador da terrivel doença de batten, ajudem-nos a divulgá-lo para que outras familias possam encontrar apoio e informações sobre a doença. meu email: sueli.fernandes3@gmail.com um abraço

"Um dia poderemos ate perder a batalha para a doença de batten mas juntos seremos lembrados alem dos tempos ate que venha a cura e ai sim as próximas gerações ganharão a guerra."
Sueli Fernandes.


25/07/2011

Afasia (perda da fala)

Afasia – Perda da Fala




Afasia é a perda progressiva da fala, parcial ou total, mais especificamente da função da linguagem, causada por lesão no sistema nervoso central que, na maior parte das vezes, ocorre no hemisfério esquerdo do cérebro, cujas causas mais comuns são acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranianos e encefálicos, tumores cerebrais, infecções e processos degenerativos ( como a lipofuscinose)

No hemisfério cerebral esquerdo encontra-se uma área, denominada "Área de Broca", onde está localizada a maior concentração dos comandos neurológicos relacionados à fala.


Uma lesão no hemisfério esquerdo do cérebro que cause afasia pode ser irreversível. Todavia, o cérebro pode se adaptar, e, com treinamento, poderão ser desenvolvidas atividades neurológicas relativas à fala em outras áreas do cérebro, podendo-se, com isso, reverter em parte o quadro de afasia.

O Fonoaudiólogo Simon Wajntraub realiza o tratamento da afasia 1968, embora vários neurologistas, que não possuíam um embasamento técnico na área da fala, condenassem os afásicos a não falarem nunca mais. Com sua insistência, técnica e experiência, o Fonoaudiólogo Simon Wajntraub possibilitou a recuperação da fala de vários pacientes com afasia.


Os quadros clínicos de afasia são variados: podem ser de dificuldade de articular bem as palavras, perda total da linguagem oral e da capacidade de traduzir conceitos em palavras e de simbolização – neste caso, pela perda da capacidade de simbolizar, ou seja, de traduzir o comando cerebral para a linguagem escrita, a afasia pode se manifestar também na linguagem escrita (alguns pacientes são capazes de escrever sob ditado ou de copiar, mas incapazes de ler o que escreveram; outros, trocam/omitem letras).

Os principais tipos de afasia são a de Werneck – caracterizada pela fala fluente, ou logorréia, que não faz sentido para quem ouve, embora a pessoa acredite estar falando corretamente e mantenha a entonação adequada, podendo também o afásico de Werneck articular palavras que existem, mas que, juntas, não compõem nenhum significado lógico –, a de Broca – caracterizada pela preservação da compreensão combinada com a dificuldade para falar, para articular palavras –, a de Condução – caracterizada pela fala fluente e espontânea, combinada com a preservação da compreensão, mas o paciente é incapaz de repetir palavras corretamente –, e a Global – que é a perda total da capacidade de falar, compreender, ler e escrever. Depois de algum tempo o paciente inevitavelmente pede toda capacidade da fala...

Nenhum comentário:

o que voce achou do nosso blog?