Sejam bem vindos ao nosso blog sobre a doença de batten

Esse blog foi criado por Sueli Fernandes mãe de um Anjo portador da terrivel doença de batten, ajudem-nos a divulgá-lo para que outras familias possam encontrar apoio e informações sobre a doença. meu email: sueli.fernandes3@gmail.com um abraço

"Um dia poderemos ate perder a batalha para a doença de batten mas juntos seremos lembrados alem dos tempos ate que venha a cura e ai sim as próximas gerações ganharão a guerra."
Sueli Fernandes.


25/07/2011

Insônia e Apneia do sono

                        INSÔNIA


Insônia é a dificuldade ou incapacidade de iniciar e manter o sono. A insônia não é considerada uma doença, mas sim, um grave problema de saúde, visto que uma boa noite de sono é de enorme importância para o bem-estar físico e psicológico do ser humano. É importante frisar que a insônia não está relacionada, necessariamente, com a quantidade de horas dormidas de uma pessoa, já que cada paciente possui uma necessidade de sono diferente.
Existem três tipos de insônia, variando conforme a intensidade da mesma. As insônias transitórias são aquelas ocasionais, que ocorrem em períodos de maior estresse, tensão, ansiedade, etc. Insônias de curta duração são ocasionadas por situações acentuadas de estresse, durando até três semanas. Já nos casos de insônias de longa duração, a duração do problema é de três semanas ou mais, são causadas pelo avanço da doença. As principais conseqüências que a insônia provoca são situações de fadiga, irritabilidade e agressividade no dia seguinte.

 Em grande parte dos casos, a insônia está associada a problemas psicológicos, sendo recomendado técnicas específicas de relaxamento para reduzir ou eliminar a tensão corporal e ansiedade dos pacientes. Em casos mais graves, há o uso de medicamentos, no entanto, também existirão efeitos colaterais potenciais.



APNÉIA DO SONO


Apnéia do Sono é um problema de saúde que consiste na parada temporária da respiração ou do fluxo aéreo durante o sono. O mesmo pode passar despercebido por muitas pessoas, uma vez que as interrupções na respiração não são capazes de despertar o indivíduo. O principal indício da Apnéia do Sono é a sonolência durante o dia, fato que faz com que a situação seja minimizada ou passe despercebida por muitos pacientes.

A parada do fluxo aéreo dura, em média, 10 segundos, tempo suficiente para causar uma significativa redução na oxigenação do sangue. A Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é caracterizada pela obstrução das vias aéreas, impedindo que o ar chegue aos pulmões. Tal distúrbio é freqüentemente associado ao ronco, que nada mais é do que a tradução sonora do estreitamento da via aérea


Nenhum comentário:

o que voce achou do nosso blog?