Sejam bem vindos ao nosso blog sobre a doença de batten

Esse blog foi criado por Sueli Fernandes mãe de um Anjo portador da terrivel doença de batten, ajudem-nos a divulgá-lo para que outras familias possam encontrar apoio e informações sobre a doença. meu email: sueli.fernandes3@gmail.com um abraço

"Um dia poderemos ate perder a batalha para a doença de batten mas juntos seremos lembrados alem dos tempos ate que venha a cura e ai sim as próximas gerações ganharão a guerra."
Sueli Fernandes.


13/07/2012

Defeito na síntese de óxido nítrico pode ser a causa da Batten


Defeito na síntese de óxido nítrico pode ser a causa da Batten



Fernando Rodrigues coordenou o estudo
Estudo publicado por investigadores portugueses sugere que a síntese defeituosa de óxido nítrico pode ter um papel central na patogénese do tipo mais comum de doença degenerativa juvenil fatal, a Batten. Esta descoberta permite uma melhor compreensão da doença de Batten e pode abrir portas para o desenvolvimento de novas formas de tratamento. A doença de Batten é a forma mais comum de Ceroido-lipofuscinose neuronal e está associada a mutações num gene denominado CLN3.


Os sintomas desta doença aparecem normalmente entre os 5 e os 10 anos de idade e podem incluir convulsões, cegueira, anomalias motoras, microcefalia, regressão neurológica e demência, tendo um resultado normalmente fatal no final da adolescência.
Os investigadores utilizaram modelos celulares simples da levedura Saccharomyces cerevisiae para fazer um estudo especificamente orientado para detectar o impacto em importantes mecanismos celulares da perda da função de Cln3, a proteína que se encontra alterada nos doentes.
Esta abordagem permitiu identificar que a disfunção de Cln3 resulta em níveis anormalmente baixos de óxido nítrico no interior da célula causados por um defeito no transporte e armazenamento do aminoácido arginina. Foi também demonstrado que por esta razão as células apresentam alterações nos mecanismos de resposta a agressões oxidativas externas e nos processos de indução de morte celular programada.
Defeito na síntese de óxido nítrico
Adicionalmente, os investigadores encontraram também uma correlação entre a alteração nos níveis de síntese de óxido nítrico e a severidade da doença, constituindo uma importante validação deste modelo de estudo e sugerindo que o defeito na síntese de óxido nítrico pode ter um papel importante no mecanismo patológico da Batten.
Esta investigação é o resultado de uma colaboração activa entre investigadores do ICVS em Braga, do Centro de Neurociências de Coimbra e do University of Rochester Medical Center em Nova Iorque, e constitui um importante passo para elucidar ao nível celular como é que mutações em Cln3 podem conduzir à Batten.
Nuno S. Osório, estudante de doutoramento do ICVS, é o primeiro autor do trabalho coordenado por Fernando Rodrigues (PhD) professor da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho e investigador do ICVS.
Devido ao reconhecimento da importância deste trabalho de investigação esta equipa tem já financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia um projecto de três anos no qual irão prosseguir estudos utilizando modelos animais geneticamente manipulados e linhas celulares derivadas de pacientes humanos.

Um comentário:

Unknown disse...

Alguém acompanha essa pesquisa para saber os resultados? afinal é de 2007 e até hoje não sabemos de nenhuma novidade.

o que voce achou do nosso blog?